segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Seca faz Cagepa cortar abastecimento em Itaporanga


Seca faz Cagepa cortar abastecimento de cidade nA cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano, localizada 428 quilômetros de João Pessoa, ficará sem abastecimento de água encanada, a partir desta segunda-feira (1º). A decisão foi anunciada pela Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (Cagepa) alegando que, devido ao baixo nível da água do açude Cachoeira dos Alves, que abastece a população, não há como realizar o tratamento, por ela estar fora dos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude Cachoeira dos Alves tem capacidade máxima de 10,6 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Atualmente, o manancial está com apenas 176,9 mil m³, o que corresponde a 1,7% da capacidade. Conforme a Cagepa, mesmo com a insistência de manter o abastecimento, as bombas só teriam força para retirar a água por apenas alguns dias devido ao baixo nível.
A cidade de Itaporanga tem pouco mais de 24 mil habitantes, segundo o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de Itaporanga para saber quais medidas serão tomadas para garantir água à população, mas as ligações não foram atendidas.
Radar Sertanejo