quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Nova pesquisa para o governo da Paraíba.



A pesquisa 6-Sigma/Campina FM, divulgada hoje, contém uma informação que não chegou ao conhecimento do grande público porque ela, a pesquisa, não foi divulgada por inteiro.

Enquanto na pesquisa estimulada – e que foi divulgada – Cássio tem uma diferenças de apenas sete pontos separando-o de Ricardo Coutinho, na espontânea, aquela onde o pesquisador não cita o nome do candidato, os dois – Cássio e Ricardo -, estão empatados.


Nessa consulta, Cássio Cunha Lima apresenta 35,9 % de intenções de votos contra 34,3% do Candidato Ricardo Coutinho, o que faz deduzir que pela Margem de Erro, Coutinho está empatado tecnicamente com Cássio e pode estar até na frente do Tucano.
Na pesquisa espontânea , segundo Pedro Coelho, matemático e estatístico da 6- Sigma, os números fornecidos são os que mais consolidam e demonstram a real intenção do eleitor, por que nesse caso, o entrevistador não apresenta ao eleitor nenhum  nome de candidato, apenas faz a pergunta em que candidato o eleitor votaria se a eleição fosse hoje , vindo o entrevistado  com a resposta na ponta da língua. Esses votos praticamente não mudam, portanto são os mais considerados em pesquisas de intenção de votos.

Outras variáveis , como a pesquisa estimulada, onde Cássio tem 43% e Ricardo 36% das intenções de votos, deixa o cenário politico não definido, diante da proximidade do empate técnico. A pesquisa 6-Sigma também demonstrou que comparada  a pesquisa de março do mesmo instituto, Ricardo subiu 14%.

Também ficou demonstrado na pesquisa que a rejeição de votos de Cássio e Ricardo estão muito próximas. Esse fato é extremamente negativo para o candidato tucano , uma vez que a rejeição do candidato que está no poder é sempre bem maior do que a do candidato de oposição.

A pesquisa 6-Sigma , que é de Campina Grande, que até o momento não foi impugnada, pode demonstrar que as pesquisas impugnadas e canceladas na justiça eleitoral, realmente não apontavam a realidade de intenções de votos do eleitor paraibano.

A pesquisa  realizada pelo grupo 6 Sigma Pesquisa e Consultoria Estatística L.T.DA foi contratada pela  Campina FM e pela TV Itararé . Foram entrevistados 1103 eleitores nas 4 mesorregiões do Estado, no período de 12 a 16 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,95% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 00682/2014 e no TRE sob o número 00028/2014.

Dados obtidos no TRE e matéria de acordo com o Art 11 da Res 23.400/2013 do TSE.

Do Tião Lucena
Diamante Online