sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Médico Cubano chega nesta segunda dia 23



Acontece desde a última segunda-feira na capital, a Semana de Acolhimento para os médicos estrangeiros que vão trabalhar nos municípios da Paraíba, através do Programa Federal “Mais Médicos”.   
O encontro é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e reúne durante toda essa semana os 13 médicos estrangeiros que vão trabalhar nos municípios paraibanos a partir do próximo dia 23. O encontro acontece no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH) e está sendo coordenado por técnicos da Atenção Básica do Governo do Estado.
O secretario de saúde e o prefeito representam o município no encontro, que convocou os gestores a estarem presentes nesse momento de acolhida, pois, é um dos instantes mais importantes do processo de inserção desses profissionais nos municípios, já que eles não conhecem a realidade da região, e são de culturas diferentes.
Durante toda a semana, os médicos receberão informações sobre o funcionamento do sistema de saúde na Paraíba, como também, sobre o Plano Estadual de Saúde, que contém todas as diretrizes e ações do Governo a serem cumpridas e implantadas no estado. Os médicos receberão informações sobre Vigilância em Saúde, Sanitária e Ambiental e regulação dos serviços de saúde, para que os profissionais possam ter uma visão geral de como funciona a saúde na Paraíba.
também a todas as equipes que fazem a saúde do município e apresentou dados que destacam a saúde do município.
Serra Grande receberá um médico Cubano, Miguel Aguila Toledo. A sua chegada ao município está confirmada para a próxima segunda-feira (23). Em decorrência do impasse do “Mais Médicos” com o CRM-PB, a primeira semana do médico no município de Serra Grande, será aproveitado para realizar um planejamento estratégico sobre o funcionamento geral da equipe, atendimentos, horários, reconhecimento de área, e para aperfeiçoar conhecimentos sobre a saúde em geral do município e manter contato com a população.  Inicialmente, nos primeiros dez dias ela não realizará atendimento médico e atuará diretamente no planejamento de ações de saúde pública, voltadas para o município.