terça-feira, 24 de setembro de 2013

Governo aplica provas do Avaliando IDEPB nas escolas da rede estadual


Terça-feira, 24 de setembro de 2013 
O Governo do Estado aplica nesta quarta-feira (25), para 65.566 alunos das 808 escolas da rede estadual, o Avaliando IDEPB. O processo de avaliação será efetuado com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, por meio da Gerência de Programas de Avaliação (Proava) da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O Avaliando IDEPB é aplicado anualmente, com o objetivo de estabelecer indicadores de qualidade, utilizando instrumentos de diagnósticos, tendo em vista a melhoria da qualidade da educação, relacionada com a construção de aprendizagens. A avaliação abrange escolas urbanas, rurais e indígenas, levando em conta a média de aprovação a partir dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática.
Com isso, a Secretaria de Estado da Educação espera construir políticas públicas, visando o desenvolvimento do Plano de Gestão Paraíba faz Educação e dos projetos pedagógicos de cada escola”, ressaltou a secretária Márcia Lucena. Para ela, a avaliação contextualiza a educação no Estado, dando respostas à Secretaria da Educação, no âmbito da gestão pedagógica e das políticas públicas.
Segundo a secretária, outras variáveis serão consideradas, tais como: gestão escolar, desempenho, perfil dos professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física organizacional da escola. O IDEPB está na sua terceira versão e será aplicado nos 223 municípios do Estado. O resultado da avaliação será divulgado em dezembro deste ano. O sistema é adotado em outros estados do país e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).